PPGEdu/CTPL organiza dossiê na Revista Qualis-CAPES A2
Dossiê: MEMÓRIAS, SUBJETIVIDADES E DIVERSIDADES CULTURAIS:
REFLEXÕES EDUCATIVAS EM TEMPOS PANDEMICOS
.
ORGANIZADORES:
Dra. Jaqueline Ap. M. Zarbato (PPGEdu/CPTL/UFMS; ProfHistória -UFMT);
Dr. Christian Muleka Mwewa (PPGEdu/CPTL e PPGEdu/FAED/UFMS).
.
Ementa: O dossiê tem como proposta entrelaçar a produção de conhecimento na educação que envolve as dimensões analíticas com base nas memórias, nas subjetividades e nas identidades dissonantes. Entende-se que em diferentes espaços do saber, a memória como forma e conteúdo, forma e (re)forma identidades para alteridades na panaceia dos processos de entendimento sobre as singularidades diversas dos sujeitos históricos. Nesse diapasão, as experiências educativas, mediadas pela reflexão, são um saber-poder. O subjetivo que envolve outras concepções sobre as identidades atingem os sujeitos na sua expressão coletiva com os mecanismos sociais e culturais. Assim, os diálogos educativos, as trajetórias subjetivas objetivadas, os espaços de poder, os feminismos, as memórias e histórias compõem o amplo processo de práticas discursivas acerca da inclusão, do empoderamento e enfrentamento de situações de exclusão. As subjetividades, como um modo de sentir, de querer, de olhar, de perceber, de autoanulação, podem ser problematizadas, tensionadas e preteridas em diferentes âmbitos da Educação.
.
Justificativa: esse dossiê tem como justificativa a premente discussão sobre o ser e fazer histórico de cada sujeito social em tempos de incerteza. Compreende-se o tempo de incerteza como o tempo presente, em que priorizamos as abordagens sobre o período que compreende a pandemia de SARS COVID 19. Nesse sentido, aglutinamos nesse dossiê pesquisadores e pesquisadoras que projetam diálogos, pesquisa, estudos sobre como as identidades e alteridades se forjam nas práticas da memória e das subjetividades. Ampliando os espaços de compreensão sobre como a educação pode contribuir com as trajetórias de sujeitos históricos.
PERIÓDICO:
A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é uma publicação trimestral (março, junho, setembro e dezembro) do Grupo Internacional de Pesquisa em Educação Cervantes. O grupo congrega professores da Universidad de Alcalá de Henares (UAH) e da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara (FCLAr), seus orientandos e um corpo de profissionais que atuam na área da Educação – do ensino, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Toda parte executiva da RIAEE está sob a responsabilidade da FCLAr da UNESP: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about

