História

O Programa de Pós-Graduação em Educação (CPTL/UFMS) surge da premente necessidade de atender as demandas e carência de: (1) formação de pesquisadores em nível de Mestrado em Educação dos egressos dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus Três Lagoas) e de outras Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de licenciatura na cidade e região, atendendo assim a necessidade de Formação de Pesquisadores em alto nível e de Professores/as; (2) aperfeiçoamento na formação dos profissionais de Educação Básica; (3) formação de pesquisadores em pós-graduação Stricto sensu do professorado da Costa-leste do estado de Mato Grosso do Sul e dos municípios do estado de São Paulo que fazem fronteira com o município de Três lagoas-MS, como por exemplo, Ilha solteira-SP, Andradina-SP dentre outro; (4) articulação dos níveis de Pós-graduação e graduação na máxima da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Assim, pode-se afirmar que o curso se configura no objeto de interesse de um coletivo de professores e estudantes de Três Lagoas e imediações carentes de formação de pesquisadores de alto nível e pesquisas correspondentes.

O Campus de Três Lagoas (CPTL) é parte integrante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e conta atualmente com quatorze cursos de graduação, quatro de pós-graduação Lato Sensu (Especialização) e dois de Stricto-Sensu Mestrado Acadêmico em Geografia; Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Letras. Além desses Mestrados Acadêmicos e do Doutorado, o Campi sedia ainda os Mestrados Profissionais em Matemática e em Letras.

O campus de Três Lagoas (UFMS) oferece os cursos em Ciências Contábeis; Direito; Administração; Sistema de Informação, Engenharia de Produção, Enfermagem e Medicina. O Campus conta, também, com os cursos em Licenciaturas em Letras; Pedagogia; Geografia; História; Ciências Biológicas e Matemática e os bacharelados de Geografia. Em nível de Pós-Graduação Stricto sensu, o Campus agrega o Mestrado profissional em Letras; Mestrado Profissional em Matemática e os Programas de Pós-Graduação em Letras com cursos de Mestrado e Doutorado; Mestrado em Geografia e, agora, o Mestrado em Educação. Muitos profissionais oriundos dos diferentes cursos de Graduação e de Especializações Lato sensu, uma vez formados, podem dar continuidade a sua formação no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação para qualificar sua formação em nível stricto sensu.