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IV SEMINÁRIO INTEGRADOR DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO está chegando!
🗓️ De 6 a 8 de agosto de 2025, venha participar de um espaço de trocas, reflexões e fortalecimento da nossa trajetória acadêmica!
📌 INSCRIÇÕES GRATUITAS: link.ufms.br/IVSeminarioIntegrador
🧾 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: link.ufms.br/PROGRAMACAO
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📚 Contamos com a sua presença!
📢 Convide colegas, solicite a participação de seus orientandos e venha construir esse momento conosco!
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III SEMINÁRIO INTERNACIONAL FORMAÇÃO E CULTURA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
O III SEMINÁRIO INTERNACIONAL FORMAÇÃO E CULTURA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS se justifica pela urgência de discutir temas críticos que impactam profundamente a educação e a constituição psíquica dos indivíduos na sociedade contemporânea. Em um cenário marcado por intensas transformações sociais, econômicas e ambientais, é essencial interseccionar questões como racismo, violências escolares e sustentabilidade para compreender como esses fenômenos moldam a experiência educacional e o desenvolvimento humano. O racismo estrutural, presente tanto nas instituições educativas quanto na sociedade em geral, gera impactos psicológicos significativos, contribuindo para a perpetuação de desigualdades e violências que afetam profundamente a subjetividade dos indivíduos. Nas escolas, essa violência é manifestada em práticas de discriminação e exclusão que, além de desumanizarem os estudantes, reproduzem ciclos de opressão e fragilizam a capacidade das instituições de promover uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa. Essa lógica excludente, segundo a Teoria Crítica de Adorno, é reflexo de uma racionalidade instrumental que reduz as relações humanas a meros instrumentos de poder e controle, desconsiderando a dignidade e o potencial emancipador da educação. Adorno alerta para o fato de que a sociedade, apesar de seu avanço tecnológico, permanece presa a formas de barbárie, como o preconceito, a discriminação e as violências interseccionais, que atravessam as instituições educacionais e afetam a formação psíquica das novas gerações. A educação, que deveria ser um espaço de emancipação e desenvolvimento crítico, acaba por reproduzir as mesmas estruturas de dominação que perpetuam a alienação dos sujeitos, ao invés de promover uma consciência crítica e reflexiva.
Link para inscrição es envio de resumos simples e/ou expandidos de pesquisas em andamento ou finalizadas: https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/index

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