Docentes

Professores(as) do PPGE:


Ana Cláudia dos Santos Rocha

Titulação: Doutora

Formação:https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=CFD2387FCDB87D126A648254E6BF3E6E

https://orcid.org/0000-0003-3591-1341

E-mail: ana.c.rocha@ufms.br

TEMÁTICAS DE TRABALHO: Políticas Públicas Educacionais; Valorização docente (condições de trabalho; remuneração e carreira; formação inicial e continuada); Educação  em/para Direitos Humanos.

Linha de atuação:

(2) Formação de professores e políticas públicas: Concentra-se na formação de professores com enfoque central na dimensão da prática docente, ensino, didática e didáticas específicas para a Educação Básica, políticas públicas para a Educação Infantil, gestão escolar e gestão dos Centros de Educação Infantil (C.E.I’s).

…………………………………..

ARMANDO MARINO FILHO

Titulação: Doutor

Formação: https://orcid.org/0000-0002-5212-3972;

http://lattes.cnpq.br/5655607305392046

E-mail: armando.marino@ufms.br

TEMÁTICAS DE TRABALHO: Teoria Histórico-cultural e Educação; Educação e Desenvolvimento na infância; Ensino Fundamental e Atividade de estudo.

Linha de atuação:

(2) Formação de professores e políticas públicas: Concentra-se na formação de professores com enfoque central na dimensão da prática docente, ensino, didática e didáticas específicas para a Educação Básica, políticas públicas para a Educação Infantil, gestão escolar e gestão dos Centros de Educação Infantil (C.E.I’s).

…………………………………..

CARLA BUSATO ZANDAVALLI

Titulação: Doutora

Formação: http://lattes.cnpq.br/4230860008910476

E-mail:  carla.b.zandavalli@ufms.br

TEMÁTICAS DE TRABALHO: Políticas Educacionais para formação inicial e continuada de professores;

Currículo; Avaliação Educacional; Tecnologias Educacionais.

Linha de atuação:

(2) Formação de professores e políticas públicas: Concentra-se na formação de professores com enfoque central na dimensão da prática docente, ensino, didática e didáticas específicas para a Educação Básica, políticas públicas para a Educação Infantil, gestão escolar e gestão dos Centros de Educação Infantil (C.E.I’s).

…………………………………..

CHRISTIAN MULEKA MWEWA

Titulação: Doutor

Formação: http://lattes.cnpq.br/9098713298204255

E-mail: christian.mwewa@ufms.br

TEMÁTICAS DE TRABALHO: Teoria Crítica e Educação (Formação); Estudos Culturais e Educação; Relações étnicas e “raciais” nas/para as infâncias; Educação, classe, “raça” e gênero para as diversidades sociais com interfaces com a Cultura, a Literatura; Educação e cultura(s) populares e outras Manifestações culturais de matriz afro-brasileira(s); Educação e feminismo(s) negro(s) e de(s)coloniais.

Linha de atuação:

(1) Educação, Infâncias e diversidades: Tem como temática a Pesquisa e a Prática Pedagógica na Educação das Infâncias para e/nas diversidades, Educação Especial, inclusão, cultura, sociedade e práticas educativas;

…………………………………..

FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA

Titulação: Doutor

Formação: http://lattes.cnpq.br/6660344520399076

E-mail:  fernando.oliveira@uems.br/fernando.ufms@hotmail.com

TEMÁTICAS DE TRABALHO: Estudos LGBTI+; Práticas e saberes da educação não escolar; Violência sexual infantil; Educação antirracista; Metodologias de pesquisas insubmissas, decoloniais e desobedientes em educação.

Linha de atuação:

(2) Formação de professores e políticas públicas: Concentra-se na formação de professores com enfoque central na dimensão da prática docente, ensino, didática e didáticas específicas para a Educação Básica, políticas públicas para a Educação Infantil, gestão escolar e gestão dos Centros de Educação Infantil (C.E.I’s).

…………………………………..

FLAVIA WEGRZYN MAGRINELLI MARTINEZ

Titulação: Doutora

Formação: http://lattes.cnpq.br/9366502692722339

E-mail:  flavia.martinez@ufms.br

TEMÁTICAS DE TRABALHO:  Formação inicial e continuada de professores; Trabalho docente, Professor Iniciante e Identidade Docente.

Linha de atuação:

(2) Formação de professores e políticas públicas: Concentra-se na formação de professores com enfoque central na dimensão da prática docente, ensino, didática e didáticas específicas para a Educação Básica, políticas públicas para a Educação Infantil, gestão escolar e gestão dos Centros de Educação Infantil (C.E.I’s).

…………………………………..

GILSON GOMES COELHO

Titulação: Doutor

Formação:  http://lattes.cnpq.br/6859345388384152

E-mail: gilson.gomes@ufms.br

TEMÁTICAS DE TRABALHO: Psicologia Escolar/ Educacional, Psicologia Histórico-Cultural, Gênero, Sexualidade, Interseccionalidade, Vulnerabilidade e Precarização do Trabalho na Educação Infantil.

Linha de atuação:

(1) Educação, Infâncias e diversidades: Tem como temática a Pesquisa e a Prática Pedagógica na Educação das Infâncias para e/nas diversidades, Educação Especial, inclusão, cultura, sociedade e práticas educativas.

…………………………………..

ILMA REGINA CASTRO SARAMAGO DE SOUZA
Titulação: Doutora
Formação:

ORCID https://orcid.org/0000-0002-5430-1111

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2392613008309437

E-mail: Ilma.saramago@ufms.br e ilmasaramago@hotmail.com

TEMÁTICAS DE TRABALHO: Educação e Inclusão; Educação Escolar Indígena; Educação Especial; Crianças e
infâncias.

Linha de atuação:

(1) Educação, Infâncias e Diversidade: Concentra-se na formação de professores, cujo enfoque central discute as diferenças e a diversidade, em especial acerca da Educação e Inclusão, Educação Escolar Indígena; Educação Especial e Crianças e Infâncias.

…………………………………..

IONE DA SILVA CUNHA NOGUEIRA

Titulação: Doutora

Formação: http://lattes.cnpq.br/8911270255557076

E-mail: ionescnogueira@gmail.com

TEMÁTICAS DE TRABALHO:

Educação, infância, questões sociais e diversidade; Políticas públicas para a infância e para a formação de professores;

Diferentes abordagens pedagógicas na Educação Infantil.

Linhas de atuação:

(1) Educação, Infâncias e diversidades: Tem como temática a Pesquisa e a Prática Pedagógica na Educação das Infâncias para e/nas diversidades, Educação Especial, inclusão, cultura, sociedade e práticas educativas;

(2) Formação de professores e políticas públicas: Concentra-se na formação de professores com enfoque central na dimensão da prática docente, ensino, didática e didáticas específicas para a Educação Básica, políticas públicas para a Educação Infantil, gestão escolar e gestão dos Centros de Educação Infantil (C.E.I’s).

…………………………………..

JAQUELINE APARECIDA MARTINS ZARBATO

Titulação: Doutora

Formação: http://lattes.cnpq.br/1215217319481353

E-mail: jaqueline.zarbato@gmail.com

TEMÁTICAS DE TRABALHO: Diversidade cultural e educação; museus e educação; espaços de memória e educação; livros didáticos e educação; história e cultura africana e afro brasileira; Gênero e formação de professores/as.

Linhas de atuação:

(1) Educação, Infâncias e diversidades: Tem como temática a Pesquisa e a Prática Pedagógica na Educação das Infâncias para e/nas diversidades, Educação Especial, inclusão, cultura, sociedade e práticas educativas;

(2) Formação de professores e políticas públicas: Concentra-se na formação de professores com enfoque central na dimensão da prática docente, ensino, didática e didáticas específicas para a Educação Básica, políticas públicas para a Educação Infantil, gestão escolar e gestão dos Centros de Educação Infantil (C.E.I’s).

…………………………………

MARIANA ESTEVES DE OLIVEIRA

Titulação: Doutora

Formação: http://lattes.cnpq.br/8095389809511868

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-9411-3206

E-mail: mariana.esteves@ufms.br

TEMÁTICAS DE TRABALHO: Educação do Campo; Experiências em Educação Popular e nos/dos Movimentos Sociais; Trabalho Docente (História social do trabalho, precarização).

Linha de atuação:

(2) Formação de professores e políticas públicas: Concentra-se na formação de professores com enfoque central na dimensão da prática docente, ensino, didática e didáticas específicas para a Educação Básica, políticas públicas para a Educação Infantil, gestão escolar e gestão dos Centros de Educação Infantil (C.E.I’s).

…………………………………..

PAULO FIORAVANTE GIARETA

Titulação: Doutor

Formação: http://lattes.cnpq.br/9498442577281002

E-mail: pfgiareta27@yahoo.com.br

TEMÁTICAS DE TRABALHO: Políticas de Gestão, Currículo e Formação de Professores.

Linha de atuação:

(2) Formação de professores e políticas públicas: Concentra-se na formação de professores com enfoque central na dimensão da prática docente, ensino, didática e didáticas específicas para a Educação Básica, políticas públicas para a Educação Infantil, gestão escolar e gestão dos Centros de Educação Infantil (C.E.I’s).

…………………………………..

NATÁLIA CRISTINA DE OLIVEIRA

Titulação: Doutora

Formação: http://lattes.cnpq.br/4887196652283041

E-mail: natdeoliveir@gmail.com

TEMÁTICAS DE TRABALHO: História da Educação Brasileira; História, Intelectuais e Instituições; Imprensa e Pensamento Pedagógico/Educacional.

Linha de atuação:

(2) Formação de professores e políticas públicas: Concentra-se na formação de professores com enfoque central na dimensão da prática docente, ensino, didática e didáticas específicas para a Educação Básica, políticas públicas para a Educação Infantil, gestão escolar e gestão dos Centros de Educação Infantil (C.E.I’s).

…………………………………..

SILVIA ADRIANA RODRIGUES

Titulação: Doutora

Formação: http://lattes.cnpq.br/4514642359270091

E-mail: silvia.rodrigues@ufms.br

TEMÁTICAS DE TRABALHO: Práticas educativas da Educação Infantil (cuidar-educar, brincar, organização do tempo e do espaço, planejamento, afetividade e relações interpessoais na perspectiva walloniana); Psicologia da criança; Concepções de criança(s) e infância(s); Estudos com crianças; Formação de professores para a educação básica (identidade, profissionalidade e profissionalização).

Linhas de atuação:

(1) Educação, Infâncias e diversidades: Tem como temática a Pesquisa e a Prática Pedagógica na Educação das Infâncias para e/nas diversidades, Educação Especial, inclusão, cultura, sociedade e práticas educativas;

(2) Formação de professores e políticas públicas: Concentra-se na formação de professores com enfoque central na dimensão da prática docente, ensino, didática e didáticas específicas para a Educação Básica, políticas públicas para a Educação Infantil, gestão escolar e gestão dos Centros de Educação Infantil (C.E.I’s).

…………………………………..

TARCISIO LUIZ PEREIRA

Titulação: Doutor

Formação: http://lattes.cnpq.br/7938320258027646

E-mail: tarcisio.pereira@ufms.br

TEMÁTICAS DE TRABALHO: Políticas Educacionais e Formação de professores; Educação Superior e Gestão da Educação.

Linha de atuação:

(2) Formação de professores e políticas públicas: Concentra-se na formação de professores com enfoque central na dimensão da prática docente, ensino, didática e didáticas específicas para a Educação Básica, políticas públicas para a Educação, gestão escolar e gestão dos Centros de Educação Infantil (C.E.I’s).