Artigos Científicos

PRODUÇÕES EM 2023

SILVA, O. H. F. ; CRUZ, A. C. J. ; MWEWA ; BRITO, J. E. . DO RACISMO CIENTÍFICO AO RACISMO SOCIAL: O CONCEITO DE “RAÇA”NAS RELAÇÕES HUMANAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 14, p. 410-428, 2023.  QUALIS: A1

MWEWA ; MATOS, P. F. . Formação para uma personalidade antirracista. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, p. 1150-1168, 2022. QUALIS: A1

SILVA, A. S. ; MWEWA . NOTAS DE UM PENSAMENTO DA CIRCULAÇÃO E DA TRAVESSIA EM ACHILLE MBEMBE. TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. ON LINE), v. 45, p. 33-50, 2022. QUALIS: A1

MWEWA ; ZARBATO, J. A. M. . Memórias, subjetividades e diversidades culturais. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 17, p. 1012-1020, 2022. QUALIS: A2

MWEWA ; SILVA, A. S. ; RANDO, J. S. . Notas sobre a configuração do social e a indústria cultural como mediação. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 40, p. 1-19, 2022

***

Giareta, P. F., Garcia, F. X. . V., & Quadros, S. F. de. (2023). Reforma Curricular do Ensino Médio e Educação em Direitos Humanos: Desafios e Contradições. Direito Público, 20(105). https://doi.org/10.11117/rdp.v20i105.6902 – QUALIS: A1

***

MATOS, P. F.; MWEWA. Infâncias, racismos e educação infantil. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS). 2023.

OLIVEIRA7, A. B.; MWEWA; SILVA, A. C. Racismo e o lugar do brincar: Negrinha de Monteiro Lobato, 1920. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS). 2023.

***

FILHO. Armando Marino. Overcoming violence through a democratic and dialogical process. QUALIS: A1

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

PRODUÇÕES EM 2022

 ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins; SCREMIN, L. M. CONTRIBUIÇÕES FEMINISTAS PARA O EMPODERAMENTO DAS MULHERES NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE CRISE: A UNIVERSIDADE FEDERAL DE GÓIAS E A UNIVERSIDADE DE MATO GROSSO DO SUL.. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO. , v.18, p.134 – 156, 2022.

ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins; RODRIGUES, S. De Ana Maria à Severina: o patrimônio cultural afetivo, as emoções e memórias em Ceilândia/DF.. SAECULUM. , v.27, p.109 – 143, 2022.

MWEWA; MATOS, P. F. Formação para uma personalidade antirracista. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO.  p.1150 – 1168, 2022.

 MWEWA; ZARBATO, J. A. M. Memórias, subjetividades e diversidades culturais. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO. v.17, p.1012 – 1020, 2022.

 SILVA, A. S.; MWEWA. NOTAS DE UM PENSAMENTO DA CIRCULAÇÃO E DA TRAVESSIA EM ACHILLE MBEMBE. TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. ON LINE). v.45, p.33 – 50, 2022.

MWEWA; SILVA, A. S.; RANDO, J. S. Notas sobre a configuração do social e a indústria cultural como mediação. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE). v.40, p.1 – 19, 2022.

MWEWA; MATOS, P. F. O RACISMO IMPORTA: CONTRIBUTOS DOS CAMPOS DA EDUCAÇÃO, DA FORMAÇÃO E DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul).
v.16, p.01 – 13, 2022.

MWEWA; ARAUJO, G. M.; ANJOS, L. Professoras, educação, infâncias e subversão: espaços formais de educação. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul). v.16, p.432 – 442, 2022.

PIMENTEL, D. S. N. S.; MWEWA RELAÇÕES “RACIAIS” E SUAS PERCEPÇÕES DENTRE OS/AS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul). v.16, p.119 – 132, 2022.

***

LANUTI, J. E. de O. E. A consideração da imprevisibilidade e da liberdade na construção de uma escola inclusivaRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1189–1203, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.16990. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16990. Acesso em: 25 jan. 2023.

LANUTI, J. E. O. E.; BAPTISTA, M. I. S. D. BNCC, Educação domiciliar e reforma do Ensino Médio: para onde caminha a educação inclusiva no Brasil? REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO, v. 7, p. 42-54, 2022. DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8594 Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8594. Acesso em: 25 jan. 2023.

Lanuti, José Eduardo de Oliveira Evangelista; BAPTISTA, MARIA ISABEL SAMPAIO DIAS ; MANTOAN, MARIA TERESA EGLÉR . DESCONSTRUIR A PRÁTICA PARA RECRIAR A TEORIA: como formamos professores para a educação inclusiva. TICS & EAD EM FOCO, 8, p. 103-116, 2022. DOI: https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.630. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/630

***
AUTOR (A): Ione da Silva Cunha Nogueira e Silvana Alves da Silva Bispo
CLASSIFICAÇÃO: A1
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A CRISE DA AUTORIDADE DOCENTE: A EDUCAÇÃO HUMANIZADORA COMO ALTERNATIVA VIÁVEL
ANO: 2022
***
Autoras: Ruth Paz Camargo e Ione da Silva Cunha Nogueira
Classificação: A2
Título: A valorização docente à luz das decisões do Supremo Tribunal Federal relativo a Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 4.167/2011
Ano: 2022

***

AUTOR (A): Thalita Pereira Silva, Ione da Silva Cunha Nogueira

TÍTULO:  Concepção de infância e ludicidade: um olhar sobre a proposta de atividades para a educação infantil da base nacional comum curricular (BNCC)

 ANO: 2022

QUALIS: B2

LINK PARA ACESSO:  https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7970

***

AUTOR (A):  Ariel de Jesus Silva, Ione da Silva Cunha Nogueira

TÍTULO:  Participação e liberdade: um olhar sobre a criança com deficiência no discurso oficial brasileiro à luz da sociologia da infância

 ANO: 2022

QUALIS: A4

LINK PARA ACESSO:  http://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/2422

***

AUTOR (A): Armando Marino Filho

TÍTULO:  Possibilidades e limites do ato educativo para o ensino desenvolvente: a autoformação da personalidade como expressão da liberdade consciente

 ANO: 2022

QUALIS: B1

LINK PARA ACESSO:  https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/issue/view/401/showToc

***

AUTOR (A): Armando Marino Filho

TÍTULO: Humanização e sofrimento psicológico no processo educativo: Integração e desintegração da personalidade

 ANO: 2022

QUALIS: A2

LINK PARA ACESSO:  https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/843

***

AUTOR (A): Armando Marino Filho

TÍTULO: O problema da abstração na atividade de estudo

 ANO: 2022

QUALIS: B3

LINK PARA ACESSO:  https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise

***

AUTOR (A): Paulo Fioravante Giareta, Arlete Cristina Motovani Ziliani, Ligiane Aparecida da Silva

TÍTULO: A BNC-formação e a formação docente em cursos de licenciatura na Universidade Brasileira a formação do professor intelectual em disputa

 ANO: 2022

QUALIS: A3

LINK PARA ACESSO:  https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670364

***

AUTOR (A): Paulo Fioravante Giareta, Cezar Bueno de Lima, Tarcísio Luiz Pereira

TÍTULO: A política curricular da BNCC e seus impactos para a formação humana na perspectiva da pedagogia das competências

 ANO: 2022

QUALIS: A1

LINK PARA ACESSO:  https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16326

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

PRODUÇÕES EM 2021

“Dos objetos oficiais às narrativas periféricas”: aprendizagem histórica em museu em Campo Grande-MS. REVISTA HISTÓRIA HOJE. , v.10, p.696 – 717, 2021. ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins; CARNEIRO, M.

MAGENS:ARTE, HISTÓRIA E CULTURA VISUAL. REVISTA TEMPO, ESPAÇO E LINGUAGEM. , v.11, p.05 – 09, 2021. Patrimônio cultural e história das mulheres: reflexões e possibilidades didáticas. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO). , v.21, p.696 – , 2021.

GIARETA, Paulo Fioravante. A produção de conhecimento sobre a Base Nacional Comum Curricular no Brasil: levantamento de teses, dissertações e artigos. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 6, p. 1–38, 2021. DOI: 10.5212/retepe.v.6.18101.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/18101.
Qualis A3

GIARETA, Paulo Fioravante. Fundamentos político-pedagógicos da BNCC: considerações sobre o Estado educador e a produção de hegemonia. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 6, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5212/retepe.v.6.18187.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/18187.
Qualis A3

GIARETA, Paulo Fioravante. (2022). A BNCC E O REFORMISMO CURRICULAR NO BRASIL NO CONTEXTO DA AGENDA NEOLIBERAL. Cadernos De Pesquisa, 29(1), 339–356. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18984
Qualis A2

GIARETA, P. F.; SILVA, F. DE L.; GARCIA, F. X. V. A Produção de Conhecimento sobre a BNCC como Política Curricular: Caracterização das Publicações em Artigos, Teses e Dissertações. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. 6, p. 19-33, 6 dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/14709
Qualis B2

***

AUTOR (A): Renata M . Delgado,  Tarcísio Luiz Pereira

TÍTULO:  O IFMS – CAMPUS TRÊS LAGOAS – CONTRA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

 ANO: 2021

QUALIS: B2

LINK PARA ACESSO:  DOI: https://doi.org/10.55028/revens.v2i6.13671

***

AUTOR (A): Armando Marino Filho

TÍTULO: Por que é necessário começar a atividade de estudo pela via do pensamento teórico? In: Dossiê Atividade de estudo e prática docente: entre a teoria e a prática, a busca de caminhos possíveis para um processo pedagógico transformador

ANO: 2021

QUALIS: B4

Local: Revista Obutchénie, v. 5 n. 3, 2021. (B4)

***

AUTOR (A): Armando Marino Filho

TÍTULO:  O currículo como antecipação da história da criança: contradições entre educação e escolarização no desenvolvimento de 0 a 6 anos de idade.

 ANO: 2021

QUALIS: A2

Local: Revista Debates em Educação, Vol. 13, n° 33, Set/Dez. 2021

***

AUTOR (A): Graziela Cristina de Oliveira Holmo, Douglas Henrique Silva, Ione da Silva Cunha Nogueira

TÍTULO:  Políticas de educação infantil: desafios a partir da criança e suas especificidades

 ANO: 2021

QUALIS: A3

LINK PARA ACESSO:  https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/7970

***

LANUTI, J. E. DE O. E.; MANTOAN, M. T. E. Como os estudantes considerados com deficiência atrapalham “os demais”? Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. 6, p. 57-67, 6 dez. 2021.

DOI: https://doi.org/10.55028/revens.v2i6.14708 Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/14708. Acesso em: 25 jan. 2023.

***

LANUTI, J. E de Oliveira Evangelista Lanuti, J. E., & Sampaio Dias Baptista, M. I. (2021). A narratividade na formação continuada de professores para uma educação inclusiva. Revista Diálogo Educacional21(70).

DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS03 Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26917 Acesso em: 25 jan. 2023.