Livros e Capítulos de Livros
LIVROS
GONCALVES, N.; ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins; PINTO, M. H. Caminhos da Aprendizagem Histórica: História e Educação patrimonial, debates e reflexões. RJ Campo Grande: Sobre ontem- UFMS, 2021, v.01. p.219.
ZARBATO, JAQUELINE APARECIDA MARTINS; ESTANCHESKI, D.; BUENO, A. Ensino de História e Estudos de Gênero. Rio de Janeiro/Nova Andradina: Sobre ontens-UFMS, 2020, v.1. p.510.
SOARES, A. C. E. C.; ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins História das Mulheres e Gênero no Centro Oeste: trajetórias e desafios. Campo Grande: LIfe, 2020, v.300. p.280.
ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins; SQUINELO, A. P. Ensino de História, Educação Histórica e linguagens. Campo Grande: Life, 2018, v.01. p.253.
ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins; SQUINELO, A. P. Experiências, trajetórias e práticas de formação de professores. Campo Grande: LIFE, 2018, v.300. p.222.
ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins Educação, História e Cultura: reflexões, experiências e diálogos educativos. Blumenau: Nova letra, 2012, v.1. p.148.
………..
Educação Superior e a Formação de Professores no Brasil: contextos e desafios. Organizadores: Paulo Fioravante Giareta, Tarcísio Luiz Pereira: – 1ª Edição – Campinas-SP: Mercado de Letras, 2020 ISBN 978-65-86089-45-5 Disponível em: https://www.mercado-de-letras.com.br/livro-mway.php?codid=697
……….
MANTOAN, M. T. E.; LANUTI, J. E. O. E. A escola que queremos para todos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. v. 1. 96p. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37115-a-escola-que-queremos-para-todos
MANTOAN, M. T. E. (Org.); LANUTI, J. E. O. E. (Org.). TODOS PELA INCLUSÃO ESCOLAR – DOS FUNDAMENTOS ÀS PRÁTICAS. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2021. v. 1. 154p. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36270-crv
MOREIRA, A. (Org.); MOREIRA, I. C. (Org.); LANUTI, J. E. O. E. (Org.). Inclusão e exclusão: debates transdisciplinares. 1. ed. Andradina: Meraki, 2021. v. 1. 250p.
Lima, Aristóteles Meneses (Org.); Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa (Org.) ; Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do (Org.); Santos, Denilson Barbosa dos (Org.) ; Lanuti, José Eduardo de Oliveira Evangelista (Org.). Anais do I Congresso Nacional Online de Educação Inclusiva – CONEI. 1. ed. Pimenta Cultural, 2021. DOI: 10.31560/pimentacultural/2021.933 Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/anais-iconei
CAPÍTULOS DE LIVROS
Estacheski, Dulceli de L. T.; Zarbato, Jaqueline A. M. (org.) Ensinar História: Gênero e Educação. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Proj. Ori./Ed. Esp. Sobre Ontens/UERJ, 2022. ISBN: 978-65-00-52645-5 264p.
Gonçalves, Nadiá; Pinto, Helena; Zarbato, Jaqueline A. P. (org.) Caminhos da Aprendizagem Histórica: História e Educação patrimonial, debates e reflexões. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontems/UFMS, 2021. ISBN: 978-65-00-24347-5
História das mulheres e patrimônio cultural feminino em Mato Grosso do Sul: saberes e memórias das artesãs no ensino In: História das Mulheres e Gênero no Centro Oeste: trajetórias e desafios.01 ed.Campo Grande: Life, 2020, v.1, p. 61-78.
ZARBATO, JAQUELINE APARECIDA MARTINS; WALDOW, P. HISTÓRIA E ARQUITETURA: INTERRELAÇÃO E PATRIMÔNIO MATERIAL – UMA QUESTÃO POLÍTICA In: Educação pública em debate no Centro-Oeste e Norte brasileiros: entre a unidade e a diversidade no contexto escolar.1a ed.Cuiabá, Porto Velho: Sustantável; Edufro, 2020, v.01, p. 131-150.
ZARBATO, JAQUELINE APARECIDA MARTINS; AYABE, S.Museologia social e gênero na América Latina: diálogos histórico educativos In: Museus e patrimônio cultural em Mato Grosso do Sul: pesquisa, cultura, educação identidade.1a ed.São João de Miriti- RJ: Desalinho, 2020, v.1, p. 179-189.
Museus e mulheres: reflexão sobre a História e Patrimônios Femininos In: Gênero e Interdisciplinaridade.1a ed.Guarapuava: Sobre o tempo, 2020, v.01, p. 95-109.
UMA ABORDAGEM DA CAPOEIRA COMO UM BEM PATRIMONIAL IMATERIAL: UTILIZAÇÃO DA CONCEPÇÃO ÉTNICO RACIAL E AS NARRATIVAS NAS AULAS DE HISTÓRIA In: Diversidade Etnico-racial e as Tramas da escrita.1a ed.Curitiba: Apris, 2020, v.01, p. 124-148.
Patrimônio Cultural e História do Tempo Presente In: Tempo Presente: Uma história em debate.1a ed.RJ, Recife: Autografia, EDUPE, 2019, v.01, p. 171-199.
Saberes femininos e o patrimônio cultural imaterial indígena: igualdade de gênero e memórias In: Mulheres fazedoras.1a ed.Campo Grande: LIfe, 2019, v.01, p. 55-72.
Estratégias didáticas e aprendizagem histórica: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de história In: Ensino de história, educação histórica e linguagens.01 ed.Campo Grande: Life, 2018, v.01, p. 113-128.
Currículo, ensino de História e planejamentos: Uma análise sobre os usos dos conceitos históricos nas séries iniciais In: Currículo, ensino de História e planejamentos: Uma análise sobre os usos dos conceitos históricos nas séries iniciais.1a ed.Blumenau: Nova Letra, 2011, v.1, p. 33-48.
………..
Estado do conhecimento sobre as políticas de formação continuada de professores na perspectiva da escola em tempo integral entre os anos de 2015 a 2020. Anita Baraldi Rolim e Tarcísio Luiz Pereira. In: Educação em perspectiva: análises contemporâneas. Jean Isídio dos Santos, Marcus Vinícius Costa da Conceição, Vanderlene Ferrassoli Santos Vasconcelos, Danillo Freire Pacheco – organizadores. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 395p. p. 84-99 Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/educacao-perspectiva
A infância em tempos de pandemia: da história às incertezas da atualidade. Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa, Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Ione da Silva Cunha Nogueira e Rúbia Cristina Cruz, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1vnF1rjZYkmGZmuE0FKAom02YgLVvcMLt/view
LANUTI, J. E. O. E.; MOREIRA, R. S. M. A produção científica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul sobre inclusão escolar: uma breve análise. In: Washington Cesar Shoiti Nozu; Aline Maira da Silva. Camila da Silva Teixeira Agrelos. (Org.). PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MATO GROSSO DO SUL. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2021, v. 1, p. 79-90.
MANTOAN, M. T. E.; LANUTI, J. E. O. E.Os fundamentos de uma escola inclusiva – as escolhas do LEPED. In: Maria Teresa Eglér Mantoan; José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti. (Org.). Todos pela inclusão escolar – dos fundamentos às práticas.Curitiba: Crv, 2021, v. 1, p. 15-22.
LANUTI, J. E. O. E.. O flâneur, a experiência e a escola. In: Maria Teresa Eglér Mantoan; José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti. (Org.). Todos pela inclusão escolar – dos fundamentos às práticas.Curitiba: Crv, 2021, v., p. 139-141.
RAMOS, E. S.; LANUTI, J. E. O. E.. A redução da diferença e sua relação com a lógica ambivalente da exclusão escolar. In: Adailson Moreira; Icleia Caires Moreira; José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti. (Org.). Inclusão e exclusão: debates transdisciplinares. 1ed.Andradina: Meraki, 2021, v. 1, p. 58-71.
ROCHA, Naiara Chierici ; LANUTI, J. E. O. E.DA ESCUTA SENSÍVEL À RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: PESQUISA, MATEMÁTICA E INCLUSÃO ESCOLAR. In: Klinger Teodoro Ciríaco; Priscila Domingues de Azevedo; Marcielli de Lemos Cremoneze. (Org.). PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CULTURA E FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. 1ed. São Carlos: Pedro e João editores, 2021, v. 1, p. 165-180.
LANUTI, J. E. O. E.; RAMOS, E. S. Carta ao estudante – sobre ensinar e aprender na pandemia. In: Ligiane Aparecida da Silva; Christina aparecida dos Santos. (Org.). Telas da incerteza: o ensino remoto segundo docentes da educação superior. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 65-67.
LANUTI, J. E. O. E.; MANTOAN, M. T. E. Sobre o ensinar e o aprender na concepção inclusiva. In: Washington Cesar Shoiti Nozu; Maria Edith Romano Siems; Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). Políticas e práticas em Educação Especial e Inclusão Escolar.Curitiba: Íthala, 2021, v. , p. 144-150.