Seminário Nacional de Educação, Cultura e Formação de Professores (EduForP):

Grupo de Pesquisas Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea

Online – ISSN 2763-9185
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1 Apresentação
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2 Normas
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3 Expediente
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EduForP e EduInForP 2021
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APRESENTAÇÃO E PALESTRAS (com link’s de acesso para youtube)
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EduForP – V. 2 e EduInForP – V. 1 – 2021: ANAIS

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EduForP – V. 1 – 2020: ANAIS

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EduForp

Grupo de Pesquisas Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea

Apresentação

Criado em 2014 figura como extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisas: Educação e Sociedade Contemporânea coordenado pelo Bolsista em Produtividade (1C) e professor Titular na Universidade Federal de Santa Catarina, prof. Dr. Phil. Alexandre Fernandez Vaz. EduForp, por sua vez, tinha como sede a Universidade do Sul de Santa Catarina onde o seu líder atuava antes da aprovação no concurso público na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2014. Desde então, o EduForp passou a ter como sede a referida instituição, UFMS, Campus Três Lagoas. EduForp conta com alunos de todos os níveis: Graduação, Mestrado e Doutorado. Portanto, os membros têm se dedicado a desenvolver pesquisas de base com acesso a fontes primárias (pesquisas etnográficas em educação e infância), documentos para análises dos dispositivos educacionais/formativos e culturais na sociedade contemporânea. O grupo conta com duas linhas de pesquisa, quais sejam (1) educação e diversidades sociais; (2) teoria crítica, cultura e educação que centram seus esforços teóricos, principalmente, nos seguintes temas: teoria crítica e estudos culturais, relações étnico e “raciais” na infância, educação (formação) com interfaces com a cultura, a literatura, a capoeira e outras manifestações culturais de matriz afro-brasileira. Por fim, a grupo conta com 5 pesquisadores e 17 discentes (Graduação, Mestrado e Doutorado). O grupo estabelece relações profícuas de pesquisas com diversas universidades Nacionais e Internacionais, como por exemplo, Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa onde o líder atuou como investigador Visitante no ano letivo (2017-2018); Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2017) onde foi realizada uma estância de curta duração; Universidad de la República (Urguguai), na qual o líder ministra palestras e Seminários; Univerdade Eduardo Mondlane (Maçambique) com parcerias em pesquisas; Universidad de Barcelona com parcerias em pesquisas (Espanha); Arizona University (E.U.A) com parcerias de consultoria; Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal de Santa Maria  onde foram realizados estudos pós-doutorais; Universidade do Extremo Sul Catarinense. Os pesquisadores e a discente do doutorado atuam como parecerístas ad hocem diversos periódicos QUALIS/CAPES além de atuar na revista Cadernos de Estudos Africanos do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IULisboa-Portugal) e os seus membros são acionados para avaliação ad hoc de agências de fomento Nacional CAPES e CNPq e internacionais, como por exemplo, a Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), Uruguai.

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Em espanhol

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Grupo de Investigación – Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea – EduForP (CPTL/UFMS/CNPq)

Presentación.

Creado en 2014, es un proyecto de extensión del Centro de Estudios e Investigación Educación y Sociedad Contemporánea, coordinado por el investigador (Productividad 1C) y Catedrático de la Universidad Federal de Santa Catarina, Prof. Dr. Alexandre Fernandez Vaz. EduForp. En sus comienzos tenía como sede la Universidad del Sur de Santa Catarina, donde su líder actuó antes de la aprobación en el concurso público de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul en 2014. Desde entonces, EduForp pasó a tener como sede la UFMS, Campus Três Lagoas. EduForp cuenta con estudiantes de todos los niveles en educación superior (Licenciatura, Maestría y Doctorado). Sus miembros se han dedicado a desarrollar investigación básica con acceso a fuentes primarias (investigación etnográfica en educación e infancia), documentos de análisis de dispositivos educativos/formativos y culturales en la sociedad contemporánea. El grupo tiene dos líneas de investigación, a saber: (1) Educación y diversidad social; (2) Teoría Crítica, Cultura y Educación. Estas enfocan sus esfuerzos teóricos principalmente en los siguientes temas: Teoría Crítica y Estudios Culturales, Relaciones étnicas y “raciales” en la infancia, Educación (Formación) con interfaces con Cultura, Literatura, Capoeira y otras manifestaciones culturales de una matriz afrobrasileña. Finalmente, el grupo cuenta con 5 investigadores y 17 estudiantes (Graduación, Maestría y Doctorado). El grupo establece fructíferas relaciones de investigación con varias universidades nacionales e internacionales, como el Instituto de Ciencias Sociales (ICS) de la Universidad de Lisboa, donde el Líder se desempeñó como investigador visitante (2017-2018); Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2017) donde se realizó una corta estadía; Universidad de la República (Uruguay), en la que el líder imparte conferencias y seminarios; Universidad Eduardo Mondlane (Mozambique) con asociaciones de investigación; Universidad de Barcelona con asociaciones de investigación (España); Universidad de Arizona (EE. UU.) con asociaciones de consultoría; Universidad Federal de Santa Catarina; Universidad Federal de Santa María donde se realizaron estudios postdoctorales; Universidad del Extremo Sur de Santa Catarina. Los investigadores y el estudiante de doctorado actúan como revisores ad hoc en varias revistas QUALIS / CAPES además de trabajar en la revista Cadernos de Estudos Africanos del Centro de Estudios Internacionales del Instituto Universitario de Lisboa (CEI-IULisboa-Portugal) y sus miembros están llamados a evaluaciones ad hoc por parte de agencias nacionales como CAPES y CNPq; y de agencias internacionales de desarrollo como la Agencia Nacional de Investigación e Innovación del Uruguay (ANII).

 

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EVENTOS – 2021

Boa tarde,

Esperamos que estejam bem e em segurança. Pedimos desculpas pela demora em fornecer os CERTIFICADOS do evento, porém as questões burocráticas das nossas instituições parecem “motivos de força maior”. Por isso decidimos fornecer, por enquanto, um CERTIFICADO VÁLIDO, pois está assinado por um agente público portanto tem fé pública. Os mesmos foram enviados por e-mail. Assim que vencermos as questões burocráticas entraremos em contato.
INSTRUÇÕES PARA IMPRESSÃO:
Conforme irão perceber os CERTIFICADOS estão em PDF e contam todos os participantes.
1. Vai na busca do documento e coloque seu nome;
2. Imprima ou salve, em pdf, apenas a página com o teu nome;
3. Faça isso com todos os documentos (certificados) em que consta as categorias que você participou no evento.
4. Pronto! você está certificado e pode colocar no Lattes.
Os ANAIS estão em confecção para o envio de solicitação do ISSN. Porém, lançaremos uma versão prévia enquanto aguardamos o ISSN. Por isso pedimos que fiquem atentos/as nos nossos canais de comunicação e no site do Evento ao qual enviaram os resumos expandidos (https://periodicos.ufms.br/index.php/EduForP/index) e (https://ppgeducacaocptl.ufms.br/grupos-de-pesquisa/eduforp/)
Atenciosamente,
Prof. Dr. Christian Muleka Mwewa
Coordenador Geral do evento
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#III Seminário Nacional de Educação, Cultura e Formação de Professores (EduForP)

 

#I Seminário Internacional de Educação, Cultura e Formação de Professores (EduInForP)

 

#Inscrições

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#CRONOGRAMA* (sujeito à modificações)

 

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PUBLICAÇÕES:

1.

RIBEIRO, F. M. ; MWEWA . RESENHA: Formação humana em experiências educativas: SILVA. Alex Sander da, SILVA e Luzia Batista de Oliveira, (org) Educação, Estética e Experiência: Entre Saberes e Práticas na Contemporaneidade. 1ª Ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.. CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC, v. 8, p. 1-6-1-6, 2019.

2.

MWEWA ; MENDES, A. P. L. . Controle social e mediações étnico-raciais em Quanto vale ou é por quilo? De Sérgio Bianchi. Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, p. 251-273, 2018.

3.

MWEWA ; HONORATO, A. R. S. ; SILVA, A. S. . Treze teses sobre a presença da Capoeira na sociedade contemporânea. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 11, p. 87, 2018.

4.

MWEWA ; SOUZA, K. C. M. . A sociologia da infância em Portugal como campo de investigação e as relações étnicas: entrevista com Ana Nunes de Almeida. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 20, p. 454-464, 2018.

5.

MWEWA, CHRISTIAN MULEKAVAZ, Alexandre Fernandez ; DA SILVA, ALEX SANDER . LA CULTURE DE LA CAPOEIRA DANS LES HARDIS DE LA SOCIETE CONTEMPORENNE. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 14, p. 109-129, 2018.

6.

MWEWA ; VAZ, Alexandre Fernandez . Diadorim, formação (educação) e dialética do sujeito em Grande Sertão: Veredas. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 12, p. 702-710, 2018.

7.

MWEWA ; MATOS, P. F. ; SANTANA, I. M. G. . Racismos, etnia e diversidades: mini-conferência para miúdas e miúdos curiosos. CADERNOS DE FORMAÇÃO RBCE, v. 9, p. 76-84, 2018.

8.

MWEWA ; DAVIS, A. I. R. ; MACHUDE, A. . Adult education management in Porto and Catalonia: a case study. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 11, p. 9-22, 2018.

9.

MWEWA; CECHINEL, ANDRÉ ; VAZ, A. F. . Calipso e a intransigência do gênero. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS, v. 26, p. 1-13, 2018.

10.

SILVA, A. S. ; MWEWA ; CABRAL, G. S. . Narratividade, memória e experiência: anotações em contos afro-brasileiros. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 11, p. 398-406, 2017.

11.

LESSA, J. S. ; MWEWA . Infância e alimentação: embalagens como engrenagem da indústria cultural. EMANCIPAÇÃO (ONLINE) (PONTA GROSSA), v. 17, p. 319-332, 2017.

12.

MWEWA ; RANDO, J. S. ; SOUZA, K. C. M. ; AMARAL, R. A. ; MELLO, W. C. . IMPLICAÇÕES ÉTNICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TRÊS LAGOAS, MS. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v. 7, p. 86-98, 2017.

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PESQUISAS EM ANDAMENTO

2019 – Atual

Mediações Culturais, Formação e Teoria Crítica: literatura nas suas dimensões formativas

Descrição: A pesquisa “Mediações Culturais, Formação e Teoria Crítica: literatura nas suas dimensões formativas” figura como um aprofundamento ou especificidade da pesquisa anterior cujo título era “Mediações culturais, Formação, Teoria Crítica e Estudos Culturais”, porém com afunilamento nas interseções das literaturas nas suas dimensões formativas no campo da educação. Neste sentido, permanecemos com o eixo teórico-metodológico suspenso na tensão entre os Teoria Crítica da sociedade da Escola de Frankfurt, Estudos Culturais (Latino Americanos, Ingleses), relações étnicas e ‘raciais’, os Estudos de gênero enquanto categoria social dentre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2018 – Atual

Mediações étnicas no contexto formativo: personalidade racista e socialização na educação infantil

Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral explicitar, compreender e analisar as relações sociais tensionadas e tangenciadas por questões étnicas e ?raciais? no contexto da educação infantil, na Rede Municipal de Três Lagoas-MS-Brasil (que atende crianças de zero a seis anos). Além das referências teóricas que tematizam as questões das relações étnicas e ?raciais? e sobre a infância, dentre outras, o projeto pretende tomar outras referências que abordam os preconceitos e as discriminações étnicas como formas de violências latentes, como por exemplo, Theodor Adorno et al. nos seus The Authoritarian personality (vol. I, parte dos Studies in Prejudice) (2007 [1950], [1975]), com suas indicações teóricas e metodológicas. Por meio de observações densas no contexto formativo, enquanto instrumento de geração de dados, empreendemos a metodologia de inspiração etnográfica para alcançar o nosso objetivo. Os dados empíricos serão gerados a partir da imersão no campo através de observações nos Centros de Educação Infantil (CEI’s) com as quais previamente já contactamos para a realização desta pesquisa; questionários e entrevistas semi-estruturadas com professoras/es que já aceitaram participar; responsáveis pelas crianças (família) a serem contactados e gestores previamente contactados dentre os adultos que convivem com as crianças no contexto formativo na cidade de Três Lagoas-MS. Advogamos que as complexidades ambivalentes das socializações no contexto formativo da educação infantil contribuem sobremaneira para a formação da personalidade racista na primeira infância..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

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Orientações e supervisões em andamento

#Tese de doutorado

1.

Julyana Sueme Winkler Oshiro. “Eu te incomodo por ser eu”: retratos das violências. Início: 2021. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFMS/CG)) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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#Dissertação de mestrado

1.

Aline Regina de Souza Barros. Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic) para uma educação inclusiva. Início: 2021. Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFMS/CPTL)) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

2.

Julia Duarte de Souza. Relações Étnicas e “Raciais”: Percepções Sobre As Políticas Públicas Na Educação Infantil Em Campo Grande/MS. Início: 2021. Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFMS/CG)) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

3.

Maycon David De Souza Pereira. Educação antirracista na formação continuada de professores da Educação Básica do Estado do Acre. Início: 2021. Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFMS/CPTL)) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

4.

Vanessa Aparecida Camperlingo Serra. Relações étnicas e “raciais” na Educação infantil no contextoindígena: consequências nas práticas educativas. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFMS/CPTL)) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

5.

Gabrielle Mansur Araujo. Identidades de gênero e educação em contextos adversos. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFMS/CPTL)) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

6.

Bárbara Fagundes Lima. Socialização na educação infantil no contexto formativo: a dimensão jurídica na formação da personalidade racista. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFMS/CPTL)) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

7.

Lúcia Lacerda dos Anjos. Midializações objetivadas das infâncias: vulnerabilidades para as potencialidades formativas. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFMS/CPTL)) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

8.

Isabela Cavalcante Teixeira Barbeto. Para uma prática anti racista: Literatura nos Centros de Educação Infantil. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFMS/CPTL)) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

9.

Ana Paula Leão Mendes. Memórias das infâncias no processo formativo: representação, inclusão e permanência. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFMS/CPTL)) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

10.

Juliana Silva Rando. Aspectos psicossociais na formação da personalidade racista no contexto das instituições escolares. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFMS/CPTL)) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

11.

Dayane Souza Nogueira da Silva Pimentel. As relações étnicas e ?raciais? na prática docente em Três Lagoas-MS. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFMS/CPTL)) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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#Trabalho de conclusão de curso de graduação

1.

FERNANDA CALAZANS CARVALHO. Educação, maioridade e racismos em contextos diversos. Início: 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

2.

Anailta Bastos de Oliveira. ?Negrinha? de Monteiro Lobato: um discurso na perspectiva analítica do brincar e do preconceito. Início: 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

3.

GABRIELLY CORDEIRO SILVA. Os reflexos da educação infantil na vida adulta de uma pessoa negra: Educação ao longo da vida. Início: 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

4.

NICOLI DOS SANTOS ARAUJO. Estudos comparados entre a legislação e a realidade sobre as relações étnico-?raciais?: a realidade como documento de cultura. Início: 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

5.

Edi Wilson Alves Vicente de Paula Souza. Educação ambiental na escola: questões curriculares para o curso de pedagogia. Início: 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Seminário de Educação, Cultura para a Formação de Professores (Eduforp) Online

1 Apresentação

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2 Normas

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3 Expediente

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EDIÇÃO ATUAL: II EduForP_ANIAS_2020

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EDIÇÕES ANTERIORES

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5 I EduForP_ANAIS v.1 2014

 


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